Estão abertas até o dia 03 de novembro as inscrições para o processo eleitoral para escolha de novos membros da plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu (CBH Jucu). O rio, que nasce na região serrana e desagua em Vila Velha, é um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Grande Vitória.

O CBH abrange toda a área da bacia, composta por seis municípios, e é constituído por 21 membros titulares e 21 membros suplentes. A plenária é composta por sete representantes do poder público, sete representantes dos usuários de água (agricultores, indústrias, empresas de saneamento, empreendimentos etc.) e sete representantes da sociedade civil organizada.

Publicidade Publicidade

A nova plenária do CBH Jucu atuará no quadriênio 2021-2025. Após a eleição dos membros, a nova plenária escolherá a diretoria do CBH (presidente, vice-presidente e secretário executivo), que deve ter um representante de cada setor.

O Processo Eleitoral foi aberto na última sexta-feira (17), e será 100% virtual. 

Para se inscrever, a entidade deve se enquadrar em uma das categorias descritas nas normas aplicadas ao Processo Eleitoral e preencher um formulário digital até o dia 03 de novembro de 2021.

Todas as regras e formulários estão na Deliberação nº 004/2021 do CBH Jucu, publicada no site da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Acesse aqui

Comitês de Bacias Hidrográficas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas funcionam como gestores das bacias e têm papel ativo nas decisões sobre o uso da água em sua região de abrangência. São órgãos consultivos colegiados e deliberativos, compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários da água (como companhias de abastecimento, agricultores e indústrias). 

CBH Jucu foi instituído por meio do Decreto nº 1935-R, de 10 de outubro de 2007, publicado no Diário Oficial do Estado em 11 de outubro de 2007.

A bacia hidrográfica do Rio Jucu está localizada na região Centro-Sul do Estado do Espírito Santo. Tem uma área de drenagem de aproximadamente 2.032 quilômetros quadrados e abrange seis municípios capixabas: Domingos Martins, Marechal Floriano e Viana em sua totalidade, e parcialmente os municípios de Cariacica, Guarapari e Vila Velha.

Comentários no Facebook