O material foi recolhido durante uma gincana realizada pela instituição escolar somando quando 3 toneladas de material que foi encaminhado para a reciclagem

Os alunos e o corpo docente do Colégio Israel, de Guaçuí, realizou a entrega de 30 mil garrafas pets e outros objetos plásticos que foram doados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Guaçuí (Asguamar), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Todo material foi arrecadado na V Gincana Ecológica promovida pela instituição de ensino, da qual participaram 70 alunos, entre 7 e 10 anos, do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Durante cerca de três meses, os alunos conseguiram juntar os lacres e garrafas, chegando a um total 30 mil garrafas Pets. Além disso, foram arrecadadas 140 garrafas com lacres de alumínio que foram doados para o Rotary Clube que, com isso, poderá adquirir uma cadeira de rodas. A escola também realizou um bazar e os recursos arrecadados serão revertidos a uma pessoa que passa por problemas de saúde.

Publicidade Publicidade

Durante a entrega das 30 mil garrafas Pets, o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, que também fez parte da banca de jurados, esteve na quadra da escola juntamente com o pessoal da Asguamar, para conferir e receber o material. “Fiquei impactado pelo trabalho das crianças que deram um gigantesco exemplo e contribuíram de uma forma eficaz para a preservação do nosso meio ambiente, bem como para nossa associação de reciclagem”, disse o secretário. “O sentimento de orgulho e satisfação de ver aquelas crianças levando o material até o caminhão da Asguamar nos encheu de felicidade e muita motivação. Parabéns ao Colégio Israel pela importante ação de educação ambiental na prática”, completou.

Na oportunidade, dando prosseguimento ao trabalho de implantação da coleta seletiva nas escolas de Guaçuí, a Semmam ofertou, para o colégio, um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) – existentes por toda cidade de Guaçuí e nas escolas da Rede Municipal. “Ofertamos o PEV para o Colégio Israel, como um reforço para as ações práticas de educação ambiental, que já é exemplo em Guaçuí”, destacou o Martins.

Segundo a professora de ciências, Jeanne Lopes, idealizadora do projeto, o objetivo da gincana, desde a primeira edição, é a de conscientizar os alunos e familiares sobre a importância de cuidar do meio ambiente. “Os professores orientaram nossos alunos a respeito da importância e a necessidade de preservarmos o nosso meio ambiente e eles, a cada edição da nossa gincana, se mostram participativos, envolvidos e conscientes diante desse imenso desafio que é de todos”, disse.

Esta quinta edição da gincana do Colégio Israel trabalhou com o tema os “3 Rs da Sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Três equipes participaram: Geração Reduzir, Reutilizart e Reciclajudar. Os alunos confeccionaram cartazes, desenhos e camisas voltadas para a conscientização ambiental, além de apresentar tarefas com paródias, gritos de guerra e coreografias. E ao final, o maior vencedor foi a educação ambiental, a participação das crianças, direção, professores, alunos, convidados e o meio ambiente, diante de uma grande confraternização.

 

Comentários no Facebook