Fruto do Grupo de Trabalho sobre Cineclubismo Digital, a Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa) disponibilizou o documento “Como fazer cineclube na pandemia?”, que reúne uma breve análise sobre o impacto da Covid-19 para as atividades culturais e cineclubistas e uma lista de sugestões de plataformas que podem ser úteis para realizar sessões de filme com debate totalmente on-line, evitando aglomerações.

Embora entenda que nem todos os cineclubes tenham condições de seguir as atividades pela via on-line, devido às dificuldades de acesso à internet em muitos territórios, a entidade representativa considera que estas sessões de forma digital contribuem para “manter o isolamento social e também oferecer produções culturais audiovisuais que contribuam para melhor enfrentarmos esse momento tão difícil para a humanidade”.

Publicidade Publicidade

A intenção é orientar cineclubes do Espírito Santo e do Brasil, por meio de redes, como o Conselho Nacional de Cineclubes, no qual a OCCa é filiada. O GT sobre Cineclubismo Digital surgiu a partir dos debates entre cineclubes capixabas e sobre a manutenção das atividades durante a pandemia, sobretudo por conta dos 28 projetos contemplados no Edital de Audiovisual 2019 da Secult, que iniciavam suas atividades previstas quando a pandemia teve início no Brasil, com as medidas de isolamento social que impedem a prática cineclubista presencial.

A Secult publicou um chamamento para que os projetos contemplados no Edital 003/2019 – Cineclubismo realizem junto com o envio do relatório parcial propostas de adequações necessárias para realizar suas atividades em formato on-line e/ou para extensão dos prazos de finalização devido à pandemia.

O documento “Como fazer cineclube na pandemia?” está disponível gratuitamente para todos que quiserem consultá-lo neste link: https://docs.google.com/document/d/1lAnOdyiHzsQbhWmYTtFsdPgzrDqPT3O17sBHSVX1W7I/edit.

 

Também segue aberto às novas contribuições por meio das redes da OCCa:

Site: https://occapixabas.wordpress.com/

Facebook: OCCa – Organização dos Cineclubes Capixabas

Instagram: @occapixabas 

E-mail: occacomunicacao@gmail.com

Comentários no Facebook