Cenário Crítico para uso da água em Santa Teresa e São Roque do Canaã

0
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade CAMPANHA VACINAÇÃO GRIPE Publicidade Publicidade Publicidade MAIO AMARELO 2020 Publicidade EMPATIA NO TRÂNSITO Publicidade EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO JULHO/2020 Publicidade DENGUE NOV/2020 Publicidade BEBIDA E DIREÇÃO DEZ2020 Publicidade

As sub-bacias dos rios Perdido, Alto Santa Maria, Tabocas, Cinco de Novembro e Vinte e Cinco de Julho, entre os municípios de São Roque do Canaã e Santa Teresa, entraram em Cenário Crítico para o uso da água devido à baixa vazão do Rio Santa Maria do Doce. O cenário foi decretado nesta quarta-feira (17), por meio de uma resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

A resolução estabelece restrições para captação de água superficial e subterrânea nos mananciais inseridos na Bacia do Rio Santa Maria do Doce, que se localizam acima do ponto de captação de água da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) nas coordenadas UTM 326313/7815826.

Publicidade Publicidade

Produtores rurais que irrigam lavouras localizadas nos pontos descritos só poderão captar água em dias pares do mês. As restrições de uso nos dias ímpares não se aplicam às captações com finalidade de abastecimento humano e dessedentação animal.

O Cenário Crítico substitui o Cenário de Alerta estabelecido no último mês de junho e foi necessário devido à escassez hídrica no Rio Santa Maria do Doce, que abastece todo o município de São Roque do Canaã. A Cesan faz rodízio de abastecimento de água na cidade desde o mês passado.

Para a breve volta à normalidade, a Agerh orienta os produtores rurais que priorizem a irrigação durante a noite para evitar a perda da água através da evaporação.

Comentários no Facebook