Caso suspeito de sarampo é investigado em Alegre

0

Após boatos de que a cidade de Alegre, na região sul capixaba, estaria vivendo um surto de sarampo, a prefeitura anunciou que não há nenhum caso confirmado na cidade. Porém, já investido a primeira suspeita. Um áudio, com informações sobre a doença, circula no município, mas o Executivo esclarece que ele foi compartilhado no grupo de trabalho dos enfermeiros e coordenadores das Unidades de Saúde do município com o objetivo de “orientar e mobilizar os profissionais para as ações de vacinação contra o sarampo que já estavam estabelecidas previamente no cronograma de trabalho do Centro de Imunização e Vigilância Epidemiológica de Alegre”.

Após a primeira suspeita, a secretaria de Saúde de Alegre realiza novos exames afirmando que é para que não haja nenhuma dúvida, e que não há risco de contagio. “Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento tranquiliza a sociedade, uma vez que Alegre tem 98% da população vacinada contra o sarampo, e que a vacina faz parte da rotina diária de trabalho de imunização do município”.

Publicidade Publicidade

No Espírito Santo, de 74 casos suspeitos, 70 foram descartados, 3 estão sob investigação, e apenas um confirmado no município de Cariacica, tornando a Grande Vitória, área de risco no contágio da doença.

Na quinta-feira (16) Alegre recebeu vacinas que serão distribuídas em todas as Unidades de Saúde da cidade. A vacinação será destinada à: crianças a partir de 1 ano, e jovens até 29 anos, que necessitarão tomar duas doses, orientados pelos profissionais de saúde dos bairros, e adultos de 30 a 49 anos, em dose única. Aqueles que já tomaram a vacina não necessitam tomar, mas é importante checar o cartão de vacinação na Unidade de saúde mais próxima.

Grávidas e crianças de 6 meses a 1 anos, apenas receberão a dose, caso necessitem se deslocar para áreas de risco, mas é importante ter o acompanhamento de profissionais de saúde devidamente qualificados.

As áreas de risco no Estado são Viana, Vila Velha, Cariacica, Serra e Vitória. No Brasil, todo o Estado de São Paulo está sob alerta. Para quem vai se deslocar para os locais citados, é importante receber as orientações dos profissionais de saúde do município.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.