Cachoeiro receberá, pela primeira vez, uma etapa do Torneio Estadual de Futsal para Surdos. O evento, organizado pela Associação de Surdos de Cachoeiro de Itapemirim (Assurci), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), será realizado neste domingo (7), no Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), a partir das 9h.

O torneio está na segunda fase, e três associações participarão das disputas de domingo. A equipe da Assurci representará Cachoeiro, e haverá dois times da grande Vitória: o da Associação Integração dos Surdos de Vitória (Asurvi) e da Associação dos Surdos da Serra (Asurser).

Publicidade Publicidade

A primeira fase ocorreu em Vitória e a terceira também será em Cachoeiro, em agosto. A equipe campeã receberá troféu, e os atletas, medalhas.

A Assurci tem dois anos de existência, e sua equipe de futsal já participa de outras competições fora do Estado. “Estamos nos mobilizando para participação em grandes eventos. A prefeitura tem nos dado apoio para colocarmos em prática os nossos torneios, dando suporte por meio da Semesp. Vamos trabalhar para nossos atletas participarem de eventos em nível nacional e paralímpicos”, afirma a intérprete de libras da Assurci, Camila Passos.

“Sabemos da importância da prática esportiva para jovens e adultos. E, no aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de mostrar as inúmeras potencialidades das pessoas com deficiência”, comenta o subsecretário de Esporte e Lazer de Cachoeiro, Rodolpho Maia.

Surdos e esporte no Brasil

Para os atletas surdos com destaque em competições, existe as Surdolimpíadas, também conhecida como Olimpíadas para Surdos, que é um evento multidesportivo internacional e organizado pelo Comitê Internacional de Desportos para Surdos (ICSD).

Em junho, aproximadamente 300 atletas de todo o país participaram dos jogos, em 11 modalidades esportivas, na cidade de Pará de Minas, Minas Gerais. Foram realizada disputas de atletismo, badminton, basquete, futebol de campo, handebol, tênis de mesa, natação, judô, caratê, vôlei e xadrez.

Comentários no Facebook