Cachoeiro inaugura Estação Cidadania – Cultura nesta quarta (18)

0
Equipamento público reúne diversos serviços. Foto: Divulgação/PMCI
EMPÓRIO MARCENARIA
J. Regionalidades vc por dentro de tudo Publicidade Detran carnaval Publicidade Agência Solução
SESA Aedes Aegipty Publicidade CORONAVÍRUS - SESA Publicidade

A Prefeitura de Cachoeiro inaugura oficialmente, nesta quarta-feira (18), a Estação Cidadania – Cultura “Sérgio Sampaio” (ECC), equipamento público localizado no bairro Rui Pinto Bandeira que integrará, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

O evento terá início às 18h30 e contará com apresentações de teatro, com crianças que participam do projeto Novos Talentos, e de dança, com os idosos do Centro de Convivência Vovó Matilde.

Publicidade Publicidade

Fruto de parceria do município com o governo federal, a ECC recebeu o nome de Sérgio Sampaio em homenagem ao músico cachoeirense, de renome nacional, que viveu de 1947 a 1994.

Com cerca de 3 mil metros quadrados, conta com quadra poliesportiva coberta, bicicletário, playground, aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada, pista de skate, além de telecentro, cineteatro com 60 lugares, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e biblioteca.

A gestão da ECC é compartilhada entre a prefeitura e a comunidade, por meio de um grupo gestor formado por representantes do poder público municipal e de moradores da região. As secretarias municipais envolvidas na administração do equipamento são as de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Desenvolvimento Social (Semdes), Cultura e Turismo (Semcult) e Esporte e Lazer (Semesp).

“Essa é uma entrega muito esperada pelos moradores do Rui Pinto Bandeira e região. Desde o início, nossa gestão se empenhou para colocar em efetivo funcionamento esse importante equipamento público, que estava inativo. Vencemos entraves burocráticos, criamos o grupo gestor e equipamos os espaços, seguindo as diretrizes do governo federal. Agora, enfim, a comunidade vai poder usufruir integralmente dos serviços e atividades concentrados nessa grande e privilegiada estrutura”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Biblioteca e eventos culturais

A biblioteca da ECC tem o nome de Roney Argeu Moraes, em homenagem ao jornalista, psicanalista e ex-presidente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), falecido em 2017.

No espaço, os leitores encontram títulos de literatura brasileira e estrangeira, de autoajuda, de cunho religioso e filosófico, além de livros de pesquisa e de personalidades locais, representantes de Cachoeiro e do Estado, colaborando para ampliar o acesso à informação, leitura e cultura, com mais de 2.500 exemplares. O espaço também recebe atividades como saraus, oficinas literárias e debates com a comunidade.

Salas da ECC também abrigam oficinas artísticas, exposições e eventos culturais gratuitos.

Esporte e lazer

Na quadra da ECC, já são oferecidas aulas gratuitas de ginástica e capoeira, por meio do projeto Nosso Esporte Cachoeiro.

Centro de Referência de Assistência Social

Inaugurado em outubro deste ano, o Cras localizado na Estação Cidadania conta, atualmente, com 132 famílias cadastradas, que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif), e oferece orientações e encaminhamentos para programas e benefícios assistenciais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). O horário de funcionamento é das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A unidade é referência para famílias dos seguintes bairros, distritos e localidades: Rui Pinto Bandeira, Aeroporto, Marbrasa, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Central Parque, Boa Vista, Coramara, Córrego dos Monos, São Joaquim, Santa Fé (de Cima e de Baixo), Bebedouro, Córrego do Brás, Córrego do Óleo, Por do Sol e Morro Grande.

Telecentro

Após a inauguração da ECC, o telecentro no local vai passar a oferecer cursos de introdução à informática, secretariado, auxiliar de escritório, RH, departamento pessoal, ética no trabalho e empreendedorismo. Também oferecerá serviços de utilidade pública, como emissão de segunda via de tarifas de energia elétrica, telefone e água e pesquisas escolares.

Comentários no Facebook