BRK Ambiental realiza programas para apoio à saúde física e emocional de funcionários e familiares durante pandemia

0

Orientar e compartilhar os desafios e as vivências do isolamento social exigido pela pandemia do novo coronavírus, além de fomentar o diálogo, a colaboração e a gestão de novos conhecimentos e a inovação na empresa. Esses são alguns objetivos que motivaram a BRK Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim e em mais de outros 100 municípios brasileiros, a criar o programa Em Rede, dirigido a seus funcionários, com workshops por videoconferência, abordando temas diversos.

O Em Rede fomenta a abertura ao diálogo e a colaboração, contribuindo para a gestão do conhecimento e da inovação na empresa. A iniciativa tem no comando uma psicóloga, que acolhe e debate, em pequenos grupos, as preocupações e angústias dos funcionários, sendo um espaço para a troca de experiência entre eles.

Publicidade Publicidade

Os temas mais frequentes são o dia a dia no home office, os filhos em casa durante o isolamento social, a produtividade, a relação com familiares, a falta de tempo e tantas outras mudanças comuns no momento. Em cada encontro é escolhido um tema específico, sendo formados pequenos grupos.

Como uma das vertentes do Em Rede, a BRK Ambiental desenvolve o “Viva Bem”, com assistência por meio de telefone 0800, visando contribuir para a saúde física e mental dos funcionários e seus familiares. A iniciativa está à disposição dos funcionários 24 horas por dia, sete dias por semana, e tem suporte especializado.

Pelo telefone 0800 exclusivo para o atendimento, é possível receber orientações psicológica, financeira, jurídica, nutricional, fisioterápica e pedagógica, além de apoio nas áreas de educação física, serviço social e pet. O benefício é estendido a familiares, como pais, enteados, filhos e cônjuges.

Welington Almeida, analista de Tecnologia da Informação da BRK Ambiental, já fez uso dos dois programas e acredita que a contribuição deles é muito significativa. “Eles demonstram que há uma preocupação verdadeira da empresa com o nosso bem-estar. Não é só a produtividade. A BRK Ambiental entende que os funcionários precisam estar em boas condições para executar o trabalho em tempos de home office”, destaca Welington, que também é professor universitário e tem dois filhos, um de 15 e outro de 6 anos de idade.

 

Ele acredita que quando o olhar da organização se volta para o profissional, a tendência é que ele se comprometa ainda mais e se sinta interessado em retribuir o cuidado fazendo o melhor que puder. “A gente toma conta do negócio como se fosse nosso”, afirma.

Tendo participado do “Em Rede”, o supervisor financeiro Helvécio Pires Junior ressalta que recebeu orientações que ajudaram muito na adaptação ao home office. “Eu tinha receio de que o trabalho em casa comprometesse o meu foco. Por isso, foi importante ter recebido dicas que ajudaram a implementar minha nova rotina. Tenho dois filhos, um de 11 anos e outro de 5, e o menor, principalmente, tende a querer mais atenção. Mas aos poucos as coisas foram se ajustando e hoje tudo está bem mais tranquilo”, explica.

Para Helvécio, faz toda a diferença trabalhar em uma empresa que se faz presente. “Apesar do isolamento social e de estarmos exercendo nossas atividades profissionais de casa, não fomos abandonados. A BRK Ambiental foi rápida em agir para se enquadrar nessa nova realidade que estamos vivendo e tem nos dado todo o suporte necessário”, garante.

Definindo o período que estamos vivendo como inovador e desafiador, Milena Camporez Debona, analista de Comunicação da BRK Ambiental, destaca a importância dos dois programas para dar segurança e tranquilidade para os funcionários. “Quando a empresa estabeleceu o home office, eu estava no final das minhas férias. Ao retornar, logo pude contar com todo apoio”, disse.

A participação no ‘Em Rede’, segundo ela, ajudou muito no processo de adaptação. “Com as orientações recebidas, eu tenho conseguido conciliar o trabalho com a atenção ao meu filho. Criei alternativas para que ele não fique ocioso em frente às telas e tem dado certo. Ele passa as tardes brincando com massinha, tinta guache, lápis de cor e envolvido em outras atividades educativas”, afirma.

O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, destacou que a pandemia do novo coronavírus trouxe uma situação de angústia, de incertezas e de estresse muito grande para todas as pessoas, tanto no âmbito pessoal e familiar quanto no profissional. “O cuidado com a saúde mental e o bem-estar psicossocial dos nossos funcionários sempre esteve presente no dia a dia da BRK Ambiental. É um cuidado que está alinhado a um dos valores da empresa, que compreende atuar com empatia, colocando-se no lugar do outro e tratando-o como gostaríamos de ser tratados”.

Comentários no Facebook