Os 15 artesãos capixabas apoiados pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) realizaram R$ 24 mil em negócios, durante a 30ª Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, entre os dias 03 e 08 de dezembro. Ao todo, 2.200 peças foram comercializadas. Os artesãos foram selecionados via edital.

Para o gerente de Artesanato da Aderes, Rodrigo Coelho, a participação dos artesãos capixabas em eventos em outros estados valoriza a identidade e a produção capixaba. “Aqui no Espírito Santo, o artesanato tem um valor histórico e cultural muito presente, já que há uma diversidade de matéria-prima muito grande, como o artesanato de conchas e escamas de peixes, além da produção de panelas de barro. Valorizar o povo e a sua história, no trabalho manual, é o nosso dever perante à sociedade”, afirma.

Publicidade Publicidade

Já o diretor-presidente da Agência, Alberto Gavini, ressalta que a realização deste evento foi muito importante para unificar artesãos de diversos estados brasileiros, além de aumentar a visibilidade da produção artesanal local em nível nacional. “Queremos que a arte capixaba esteja em todas as casas brasileiras. Para que ela seja vista e apoiada pelo País, valorizando os artesãos locais”, destaca.

Comentários no Facebook