O processo também será feito pela internet, por meio do sistema Sislame Web, e a segunda fase da transferência já começa na segunda-feira, dia 2

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí antecipou a segunda fase da transferência interna e da pré-matrícula na Rede Municipal de Ensino. De acordo com a Chamada Pública Escolar, a segunda fase da transferência, que aconteceria entre os dias 16 e 18 de dezembro, já vai começar na próxima segunda-feira, dia 2, e seguirá até o dia 6, sexta-feira. Logo em seguida, será aberta a segunda fase da pré-matrícula, entre os dias 9 e 13 de dezembro.

Assim como aconteceu nas primeiras fases da transferência e da pré-matrícula, todo o processo vai ocorrer pelo sistema Sislame Web, via internet, e os responsáveis pelos alunos que desejarem mudar de instituição escolar deverão acessar o link no site da Prefeitura de Guaçuí. Basta clicar no botão “Chamada Pública Escolar 2020”, para ser encaminhado para a página do Sislame Web, o que já pode ser feito a partir de segunda-feira (2).

Publicidade Publicidade

A partir dessa data até o dia 6, será aberto o link para a segunda fase da transferência interna para os alunos matriculados e estudando na rede municipal, do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, que dependem de resultado de aprovação ou reprovação. Ao clicar no botão, será aberto um local onde deverá ser digitado o número do CPF do pai, mãe ou responsável que foi cadastrado no sistema (sem ponto ou traço). Depois será digitada a senha que são os seis primeiros dígitos do CPF (também sem ponto ou traço). Então, será feita a escolha para qual escola e turno o aluno pretende a vaga no ano letivo de 2020, devendo ser colocada, obrigatoriamente, duas opções de escola. A informação deverá ser salva, sendo gerado um protocolo que poderá ser impresso ou feita uma foto desse comprovante para ser salva no celular e apresentada na escola, assim como no caso do documento impresso.

“A partir do dia 2 até o dia 6, será aberto o link para a segunda fase da transferência interna para os alunos matriculados e estudando na rede municipal, do 3º ao 9º ano do ensino fundamental”

A Seme destaca que fazer o cadastro, durante o período de transferência interna, caracteriza o interesse de mudança de estabelecimento escolar, mas não garante a vaga em outra escola. Isso vai depender da disponibilidade de vaga na instituição desejada. “Por isso, é importante que as pessoas prestem atenção nos prazos de cada fase da Chamada Pública e também nos documentos necessários para garantir a vaga”, afirma o secretário municipal de Educação Interino, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho.

Pré-matrícula e resultados

Já a segunda fase da pré-matrícula, que vai acontecer de 9 a 13 de dezembro – logo depois da segunda fase da transferência –, é reservada para alunos que não fazem parte da rede, estudaram em escola particular, nunca estudaram, vêm da rede estadual ou de outra cidade, no ano de 2019, e pretendem vaga do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, os quais também dependem de resultado de aprovação ou reprovação.

Os resultados desta segunda fase de ambos os casos serão divulgados no dia 18 de dezembro, com a confirmação precisando ser feita entre os dias 18 e 20, de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, na escola onde vaga foi localizada. Sempre levando os documentos necessários à secretaria escolar da unidade (veja quais são abaixo).

Sistema na internet

Em todas as fases de transferência e pré-matrícula, o próprio sistema, na internet, irá fazer a distribuição de vagas, de acordo com os critérios adotados pela rede municipal, em ordem de prioridade: estudante com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação; estudante que reside próximo à unidade escolar pleiteada, desde que tenha vaga; estudante que tenha irmão ou irmãos estudando na unidade escolar. Em caso de empate nos critérios anteriores, terá prioridade o aluno com maior idade. Tudo isso dependendo da existência de vaga ou não.

O estudante que não tiver acesso à internet pode se dirigir a uma das escolas da rede pública municipal para realizar a sua solicitação. As escolas irão disponibilizar internet para que a pessoa possa acessar a rede. Contudo, é preciso que sejam levados os documentos necessários e alguém que possa ajudar no acesso à rede, se necessário. Qualquer dúvida, a pessoa deve entrar em contato pelo telefone (28)3553-3384, das 8 às 11horas e das 13 às 17 horas, ou procurar uma escola da rede municipal.

Documentos para efetivação da matrícula

– Certidão de nascimento ou de casamento;

– Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;

– Comprovante de residência do aluno, por meio da fatura de energia elétrica do mês anterior.

– Título de eleitor e Certificado de Alistamento Militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;

– Laudo médico para os alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento.

– RG e/ou CPF (caso o aluno possua);

– RG e CPF do pai/mãe ou responsável pelo aluno;

– Cartão do Programa Bolsa Família (caso seja participante);

– Cartão de Vacinação do aluno;

– Cartão do SUS Municipal do aluno.

– Foto 3×4 do aluno.

Cronograma 2ª etapa

Passo a passo transferência

Acesse o link disponível no site da Prefeitura de Guaçuí, onde será redirecionado para a página abaixo. Nela, a pessoa irá informar o CPF do responsável cadastrado na escola que o filho estuda, no ano de 2019, no campo “Login”. E no campo da “Senha”, deverá digitar os 6 primeiros números do CPF do responsável.

Então, a pessoa será redirecionada para a página onde vai selecionar o menu “Chamada Pública e selecionar “Transferência Interna”.

Será exibida, então, a tela abaixo, onde o responsável vai preencher apenas os campos “Critérios adicionais” e “Opção de Escola” – “1ª Opção” e “2ª Opção”. Logo após, deve clicar em “Solicitar Transferência Interna”. O sistema vai gerar um protocolo para o responsável salvar no celular ou imprimir para ser arquivado.

Feito o procedimento, aguardar o resultado que será divulgado na escola que selecionou como opção de escolha por vaga.

Passo a passo para acesso da Pré-Matrícula

Acesse o link disponível no site da Prefeitura de Guaçuí, onde o responsável será direcionado ao sistema que apresentará a mensagem de boas vindas configurada na fase “Pré-Matrícula”. Clique em “OK”, para iniciar o preenchimento da inscrição.

Serão apresentadas as informações registradas na configuração da fase “Pré-Matrícula”, no campo “Instruções ao Candidato”.

Em seguida, devem ser preenchidos todos os campos de 1 ao 6.

Uma tela de confirmação será apresentada. Então, basta clicar em “Sim” para efetivar a pré-matrícula e obter seu comprovante de solicitação. No final do comprovante será informado o login e senha do responsável para o acompanhamento do resultado.

Uma tela de confirmação será apresentada. Então, basta clicar em “Sim” para efetivar a pré-matrícula e obter seu comprovante de solicitação. No final do comprovante será informado o login e senha do responsável para o acompanhamento do resultado.

Comentários no Facebook