Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Silva Mello, localizada em Guarapari, participaram da eletiva “Conscientização Turística”. A proposta da disciplina teve como objetivo promover a sensibilização dos estudantes, com foco na integração e cooperação em atividades turísticas do município.

Diferentes temáticas foram apresentadas aos alunos, como o turismo de saúde, turismo religioso, turismo de esporte, turismo cultural, etnoturismo, entre outros. No final do ciclo de estudos, as professoras Aline Brandão (História) e Fernanda Geraldo (Arte) promoveram uma imersão cultural na aldeia indígena Piraque-açú, de etnia Guarani, em Aracruz.

Publicidade Publicidade

“O encontro com as nossas raízes históricas contou com roda de conversa, em que os alunos puderam entender mais sobre o etnoturismo e a importância de manterem viva a cultura, os mitos e tradições”, disse a professora Fernanda Geraldo.

Na aldeia indígena, os estudantes e professoras participaram de apresentações musicais, danças, lançamento de arco e flecha, e conheceram o artesanato da etnia e o rio Piraque-açú.

“Foi uma mistura de emoções. Tivemos contato com coisas diferentes do nosso dia a dia. Fiquei muito feliz por aprender mais sobre a cultura indígena que não é muito falada e, em pleno século 21, ainda vemos preconceitos por ser uma cultura diferente e por conta dos estereótipos criados ao longo dos tempos”, disse a estudante Betânia Santos.

Comentários no Facebook