Alunos do Sesi-ES, de Colatina, participam, neste final de semana, do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Vitória. Ao todo são 13 alunos de duas equipes participando do torneio.

Augusto Medeiros Rossi e Maria Eduarda Goldner Massariol, do 7° ano, Eduardo Pertel da Silva, Maria Eduarda Vasconcelos Antonioli, Eduardo Finck Gabler, Victor Allbertho, do 8° ano, e  Gabriel Fassina Fereguetti, do 9° ano, compõem o primeiro grupo que apresentam o projeto batizado de Map_jean, um sistema autônomo que pode ser instalado em qualquer tipo de carro composto por sensores ultrassônico, sistema de áudio, câmeras, GPS, uma tela touch screen.

A equipe destaca que a experiência vivida têm sido única.
Publicidade Publicidade

“Nosso público alvo são deficientes físicos e visuais, já que eles têm muita dificuldade no quesito locomoção, mas também pode ser utilizado por pessoas sem nenhum tipo de deficiência”, explicou um dos integrantes da equipe, aluno do 8° ano, Eduardo Pertel.

Eduardo acrescentou ainda que sua participação do torneio vem sendo uma mistura de emoções. “É uma experiência nova, nunca tinha vivenciado algo parecido, é uma mistura de adrenalina, diversão, aprendizado e muitas emoções”, concluiu.

Melissa Bergamaschi, do 7° ano, Vitoria Cassani e Matheus Zache, do 8° ano, e Ana Julia Binda e Kauam Lamborghini, ambos do 9° ano, formam a segunda equipe que projetam o Telhoco, uma telha ecológica que em sua composição testa a fibra de coco.

Melissa Bergamaschi, Vitória Cassani, Matheus Zache, Ana Júlia Binda e Kauam Lamborghini, acompanhados dos professores de matemática, Marciana Milanezi, e pelo professor de robótica, Leonardo Callegario

O objetivo do Telhoco é usar a fibra do coco – já que ela é um isolante térmico natural – para ajudar a minimizar a temperatura do interior das residências.

Alunas integrantes da equipe que apresentam o projeto Telhoco

Em conjunto, o grupo resume que a participação do torneio vem sendo uma experiência nova e diferente de tudo por eles vivido.

Ambos os grupos são liderados pela professora de matemática, Marciana Milanezi, e pelo professor de robótica, Leonardo Callegario.

O Torneio

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada – em 2018, por exemplo, eles tiveram de encarar questões relacionadas a viver e viajar no espaço, como se participassem de uma viagem para outro planeta.

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Apresentação do Map_jean, um sistema autônomo que pode ser instalado em qualquer tipo de carro composto por sensores ultrassônico, sistema de áudio, câmeras, GPS, uma tela touch screen

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.

—————–

Você tem um assunto que pode virar notícia? Faça contato pelo WhatsApp 27 9 8891-4707 e conte para nós!

 – Autorizada a reprodução dos conteúdos produzidos pela equipe do Jornal Regionalidades desde que menciona a fonte!

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTribunal dá parecer pela rejeição das contas de 2017 do prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli
Próximo artigoEspírito Santo fecha janeiro com segundo menor número de homicídios dos últimos 24 anos
Elan Costa é jornalista sob o registro MTE 3512/ES, articulista, marqueteiro e consultor político, estudante de direito e vice-presidente da Adjori/ES - Associação dos Jornais do Interior do Espírito Santo - eleito para o biênio 2021-2023. Atuou na Gerência de Jornalismo e Relações Públicas da Prefeitura de Guarapari, trabalhou como Jornalista Correspondente do Jornal A Tribuna, no Noroeste do ES, foi coordenador de comunicação na Câmara Municipal de Santa Teresa, assessor de comunicação na Amunes - Associação dos Municípios do ES -, e assessor político em diversos órgãos. É marqueteiro político, tendo atuado na campanha eleitoral para prefeito, em 2016, para deputado estadual em 2018, e novamente para prefeito e vereadores, em 2020. É fundador e proprietário do Jornal Regionalidades.

Comentários no Facebook