Uma das alunas gravou um vídeo que mostra a interação química entre água, óleo e o detergente.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hildebrando Lucas, de Vitória, propôs aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que realizassem experimentos químicos, definidos pelas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). A aluna Imelza Ferreira da Silva fez a tarefa com sucesso e gravou um vídeo mostrando a atividade.

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No vídeo, a estudante mostra a interação entre água, óleo e o detergente. Ao adicionar óleo na água, mesmo mexendo, o óleo não dissolve. Adicionando o detergente, ao mexer, imediatamente a mistura é homogeneizada. “Conclui que a água não dissolve o óleo por causa da diferença da polaridade das moléculas envolvidas”, disse a aluna.

Imelza Ferreira da Silva aprendeu que água é de densidade polar, do óleo apolar e o detergente é parte polar que interage com a água, e outra parte apolar, que interage com o óleo.

APNP

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) consistem em atividades escolares vinculadas ao desenvolvimento de conteúdos previstos nos documentos curriculares propostos pela Sedu e que sejam previamente planejadas e elaboradas pelo professor, acompanhadas e coordenadas pela equipe pedagógica da escola, com o objetivo de serem ofertadas aos estudantes fora do ambiente escolar.

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