As inscrições para o ano letivo de 2020 começaram nesta terça-feira (26) e seguem até esta quinta-feira (28) nas dependências das creches do município

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Guaçuí abriu as inscrições para as vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) que são as creches da Rede Municipal de Ensino. Estão disponíveis vagas para crianças de 4 meses completos ou a completar, até o dia 1º de fevereiro de 2020, até 3 anos e 11 meses, a completar 4 anos, após 31 de março de 2020. Contudo, as vagas para as creches do município estão condicionadas ao sorteio público.

Ou seja, a inscrição é para um cadastro das crianças pretendentes de vagas, entre as quais serão sorteadas as vagas existentes, para só então ser efetivada a matrícula. “Isso se faz necessário, porque, apesar de termos sete creches municipais, mesmo assim, não há vagas para todas as crianças nessa faixa etária, infelizmente”, explica o secretário municipal interino de Educação, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho. Em breve, esse número subirá para oito creches, com a inauguração da Creche Professora Maria Margarida Rodolfo Silva que está sendo construída no centro da cidade, pela Prefeitura, em convênio com o Governo do Estado, onde serão abertas mais 180 vagas.

Publicidade Publicidade

Desta forma, os pais ou responsáveis que querem pleitear vagas para alguma creche devem procurar a unidade mais próxima de sua residência para fazer a inscrição até esta quinta-feira (28), das 8h30 às 11 horas e de 13h30 às 16 horas. No ato da inscrição, será preenchida uma ficha, com o nome completo da criança, sem abreviaturas, CPF da criança ou do pai ou responsável, data de nascimento, nome da mãe sem abreviaturas e endereço completo. Também deve ser informado o grupamento (Berçário, Maternal I, II e III) a que deseja concorrer à vaga, como também telefones para contato. Lembrando, mais uma vez, que a inscrição não garante a vaga, apenas a participação no sorteio.

“As crianças que já estão matriculadas tiveram as matrículas renovadas automaticamente e aquelas com necessidade educativa especial comprovada terão a vaga garantida”

As crianças que já estão matriculadas tiveram as matrículas renovadas automaticamente. Enquanto aquelas com necessidade educativa especial comprovada, por meio de laudo médico assinado por profissional competente, com o respectivo Código de Identificação de Doença (CID), terão a vaga garantida, não necessitando de participação no sorteio. E caso seja sorteado, para uma vaga, um candidato que seja gêmeo, o irmão, sem a necessidade de sorteio, será matriculado, ocupando outra vaga disponibilizada.

A divulgação do resultado do sorteio será feita imediatamente após sua realização, sendo afixado no mural de avisos de cada creche. A lista completa dos candidatos sorteados também será publicada no site da Prefeitura de Guaçuí (www.guacui.com.br), logo após o sorteio das vagas. Não será divulgado o resultado do sorteio das vagas por telefone. Em caso de ausência do responsável no dia do sorteio, perde-se o direito à vaga, passando o candidato a integrar a lista de espera na última posição naquele momento.

Sorteio

O sorteio de vagas será realizado por grupamento, na sede da Secretaria Municipal de Educação, sempre às 18 horas. No dia 3 de dezembro, para o Berçário; dia 4, Maternal I; dia 5, Maternal II; e no dia 6 de dezembro, para o Maternal III. Já as vagas existentes na creche Rita Alves dos Santos Silva, no distrito de São Pedro de Rates, serão sorteadas no dia 4 de dezembro, às 18 horas, na quadra da Escola Municipal Professora Elvira Bruzzi. O quadro de vagas será apresentado nos dias de sorteio, para cada grupamento, buscando atender à demanda manifestada no cadastro, lembrando que o número de crianças atendidas em cada turma baseia-se na Resolução 3777/2014, do CEE: Berçário: 6 crianças; Maternal I: 8 crianças; Maternal II: 10 crianças; e Maternal III: 15 crianças.

As matrículas dos alunos sorteados serão realizadas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, na Secretaria da creche escolhida, no ato do sorteio, de 8h30 às 11 horas e de 13h30 às 16 horas, levando toda a documentação necessária. Caso não seja feita a efetivação da matrícula neste período, o interessado perderá a vaga, sendo a mesma ocupada imediatamente pelo primeiro suplente do mesmo agrupamento (veja abaixo a relação das creches, o cronograma de todo o processo de sorteio e matrícula e a relação de documentos necessários).

Creches de Guaçui

CEMEI Dona Niquita – Loteamento Antonio Francisco Moreira – 2ª etapa.

CEMEI Maria Umbelina da Silva – Rua Carlos Vieira de Rezende – Bairro Balança.

CEMEI Rita Perdigão – Avenida José Moraes Moulin – Bairro São Miguel.

CEMEI Regina Célia Campos Barroso Ribeiro (Anexo Dona Niquita) – Rua Custódio Tristão, nº 44, Centro.

CEMEI Rita Alves dos Santos Silva – Distrito de São Pedro de Rates.

CEMEI Vilma de Paula Ridolfi Ferreira – Rua Rodrigo Wesley C. Ferreira – Bairro Manoel Monteiro Torres.

CEMEI Maria Célia de Paula Muruci – Avenida Sergio Ricardo Januário Couzi – Bairro Horto Florestal.

Documentos para matrícula

– Requerimento de matrícula (formulário próprio fornecido pelo CEMEI).

– Cópia da Certidão de Nascimento da criança.

– Cópia do CPF da criança.

– Cópia do CPF da mãe/responsável legal.

– Cópia da Carteira do SUS Municipal da criança.

– Cópia da Carteira do SUS Nacional da criança.

– Cópia da Carteira do SUS Municipal da mãe/responsável legal.

– Cópia da Carteira do SUS Nacional da mãe/responsável legal.

– Cópia da carteira de vacinação atualizada.

– Cópia da Carteira de Identidade da mãe.

– Cópia do cartão do Programa Bolsa Família.

– Comprovante de residência original (conta de energia elétrica) do responsável pelo aluno. Em caso da conta da energia não estar no nome do responsável pelo aluno, o titular da conta deverá assinar o termo de declaração de residência para o responsável pelo aluno.

– Comprovação de deficiência por meio de laudo médico, declarando a deficiência, com o respectivo Código de Identificação de Doença (CID), conforme o caso.

Comentários no Facebook