Turma da Mônica “viaja” a países da comunidade língua portugues

Personagens mostram diferentes formas de se falar o idioma

0
Lailson dos Santos/Direitos Reservados

Os alegres e divertidos personagens das revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, criados pelo cartunista e desenhista brasileiro Mauricio de Sousa e conhecidos pela criançada em vários países, estão percorrendo o mundo da língua portuguesa. O objetivo é mostrar ao público infantojuvenil, de maneira lúdica, as diferentes formas de falar o idioma lusitano na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Atualmente, a exposição Turma da Mônica: Viagem aos Países da Língua Portuguesaestá sendo exibida no Instituto Internacional da Língua Portuguesa, na Cidade de Praia, em Cabo Verde, na África. A mostra, iniciada no mês passado, fica aberta ao público durante os meses de junho e julho, com visitas agendadas.

Publicidade

“Com essa exposição, Mônica e sua turma saem do Brasil para viajar numa grande aventura pelos países da língua portuguesa. Tudo é explicado de uma maneira muito lúdica, pelo olhar das crianças, mas sempre em consonância com o vocabulário ortográfico comum do nosso idioma. Procurou-se mostrar aos falantes do português, que às vezes se sentem em uma espécie de grande ilha cultural, que há um mundo inteiro que fala a mesma língua que nós, e que, apesar das variações nacionais, todos podemos nos fazer entender,” disse a diretora do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, Paula Alves de Sousa.

Elo

“A língua portuguesa é um elo de diversos países pelo mundo. Nossa exposição busca lembrar a todos que é por meio desse nosso patrimônio linguístico que levamos mensagens de amor, compreensão e cultura entre as nações da CPLP. Que em Cabo Verde milhares de crianças se sintam dentro dessa comunidade abraçada por nossa língua”, destacou o cartunista Mauricio de Sousa.

Na exposição em Cabo Verde, o público poderá acompanhar as aventuras e descobertas das personagens Mônica, Cascão, Cebolinha, Magali e demais integrantes da turminha dos desenhos, em suas viagens pelos nove países de língua portuguesa.

Os personagens da Turma da Mônica foram criados nos anos 1960 por Mauricio de Sousa e chegam hoje a cerca de 30 países.

Em torno de 150 empresas brasileiras e internacionais são licenciadas para produzir mais de 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.