INMA/Museu distribui mudas de palmeira em comemoração ao Dia da Mata Atlântica

0
Foto: Divulgação

Recuperação, degradação, preservação, conscientização. Essas são algumas palavras que vêm em nossa mente quando pensamos em Mata Atlântica. Um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade no mundo tem sofrido com desmatamentos, queimadas e descaso com sua cobertura original (atualmente restam cerca de 29% desta cobertura em território brasileiro).

Mesmo assim, estima-se que existam nesse bioma cerca de 20 mil espécies vegetais, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes.

Publicidade

As florestas e demais ecossistemas que compõem a Mata Atlântica são responsáveis pela produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de proporcionar paisagens cênicas e preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.

Dia Nacional da Mata Atlântica

Por tudo isso, 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. E no domingo (26), um dia antes da data, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), em Santa Teresa-ES, vai distribuir 400 mudas de Palmeira Juçara aos visitantes do parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML).

A Palmeira Juçara está incluída na Lista Vermelha das espécies da flora do Brasil sob risco de extinção e é nativa da Mata Atlântica. As mudas são do Sítio Rancho Fundo, de Santa Teresa, que faz extração florestal do fruto da Palmeira Juçara (Euterpe edulis), com plano de manejo aprovado para fabricação de polpa no Espírito Santo, com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio do Projeto Biomas/Mata Atlântica.

70 nos do Museu

Essa atividade também faz parte da comemoração pelos 70 anos do Museu Mello Leitão, que atualmente está vinculado ao INMA. O aniversário do Museu é no dia 26 de junho e várias atividades estão programadas até esta data, como o Simpósio sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica (Simbioma), de 6 a 8 de junho, e a exposição 4ª Mostra Internacional da Arte Naif “Universo da Alma Ingênua” e “A Arte Primitiva de Virgínia Tamanini”, com abertura no dia 26 de junho.

Serviço:

Dia Nacional da Mata Atlântica

Distribuição de mudas de Palmeira Juçara no parque do Museu Mello Leitão, Santa Teresa-ES

Domingo, 26 de maio de 2019

Horário de visitação: 8h às 17h

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.